Acessórios na aromaterapia

Na aromaterapia, os acessórios (como difusores e colares aromáticos) são de grande importância para a propagação dos óleos essenciais no ambiente, fazendo com que você, sua família e sua casa usufruam dos benefícios que esses óleos oferecem. Vamos conferir abaixo os modelos mais populares.


Por quê utilizar difusor

Os difusores, ou aromatizador de ambientes, são acessórios bastante úteis pra você utilizar na sua casa. Com os conhecimentos da aromaterapia e da manipulação dos óleos essenciais você pode fazer uma limpeza ambiental, prevenindo que doenças sazonais acometam sua saúde e também pode utilizá-los para auxiliar no tratamento de questões psicoemocionais – saiba mais sobre como a aromaterapia e os óleos essenciais podem ajudar no tratamento da ansiedade e depressão clicando aqui.

É importante salientar que a absorção que temos dos óleos essenciais através dos difusores é baixa e isso quer dizer que os efeitos serão mais sutis, mas ainda assim é uma ferramenta bastante interessante para o dia a dia para prevenção de vírus e bactérias e também para trabalhar questões emocionais já que os óleos essenciais também tem essa funcionalidade.

Como utilizar o difusor

Não existe um padrão para a quantidade de gotas de óleo essencial que você pode adicionar no difusor/aromatizador. Primeiro precisamos pensar no tamanho do ambiente em que você está, se esse lugar é fechado ou tem corrente de ar.

Para uma sala de estar pequena sem corrente de ar, por exemplo, 2 gotas de óleo essencial é o suficiente, mais que isso o aroma pode ficar forte e desconfortável.

Outra dica é manter o difusor em um lugar baixo, pois quando as moléculas dos óleos se difundem elas vão subir, fazendo um movimento de baixo para cima. Se você acomodar o difusor em um lugar alto vai absorver menos benefícios, pois o óleo vai se dissipar para todo o ambiente para depois chegar até você. Coloque o difusor próximo de você e em um local baixo, assim você vai inalar uma quantidade maior de óleos essenciais.

Modelos de difusor/aromatizador de ambientes

Difusor ultrassônico

É o modelo mais indicado já que não causa o aquecimento do óleo essencial, fazendo a difusão junto com moléculas de água. Esses difusores precisam ser de alta qualidade, caso contrário seu material poderá ser corroído ao longo do tempo por alguns tipos de óleos essenciais, como os cítricos por exemplo. Nesse modelo colocamos água juntamente com algumas gotas do óleo de sua preferência.

difusor ultrassônico
Difusor Ultrassônico

Colares aromáticos / difusores individuais

É um ótimo modelo para trabalhar questões psicoemocionais como depressão e ansiedade. Você pinga algumas gotas dos óleos essenciais mais indicados para esse tipo de tratamento (como a lavanda, por exemplo), carregando os benefícios dos óleos com você à todo momento.

Existem vários modelos, alguns são em metal e são vazados, com um pequeno pedaço de feltro (ou outro material absorvente) dentro, onde você aplica o óleo essencial, outros são em cerâmica com uma abertura, que você adiciona um pedacinho de algodão com algumas gotas do óleo.  Em contato com o calor do corpo o óleo essencial irá volatilizar, de modo que você inale seu aroma e por consequência usufrua seus benefícios. A dica é escolher um modelo com uma corrente não muito longa, de modo que não fique muito distante do seu nariz.

colares aromáticos
Existem infinitos modelos de colares aromáticos.

Rechaud de tomada / difusor elétrico

Diferente do modelo abaixo, sua temperatura é controlada, onde não corre o risco de aquecer o óleo demasiadamente. É indicado adicionar uma pequena quantidade de água junto com o óleo essencial para facilitar sua propagação no ambiente.

aromatizador rechaud elétrico
Aromatizador Rechaud Elétrico

Rechaud

Possui uma abertura na parte inferior para colocar uma vela acesa, aquecendo o compartimento onde é adicionado o óleo essencial, volatilizando as moléculas dos óleos. É o modelo menos indicado pois não possui controle de temperatura, correndo o risco de aquecer o óleo demasiadamente e alterar sua composição. Uma dica é colocar uma pequena quantidade de água junto com o óleo para evitar esse risco. Sua estrutura é em cerâmica.

aromatizador rechaud
Aromatizador Rechaud

Conheça nosso curso de aromaterapia online com 65%OFF para aprender sobre os benefícios dos óleos essenciais e utilizar em sua casa e em sua família de forma segura, saiba mais clicando aqui.

curso aromaterapia fabi correa

Curso de aromaterapia

Curso de Aromaterapia Online >> Clique aqui para saber mais! Olá leitor(a), já pensou em fazer o CURSO DE AROMATERAPIA ONLINE e utilizar os óleos essenciais de maneira segura em sua casa? A aromaterapia é um método cientificamente comprovado de melhorar o bem-estar, a saúde e a estética.  Aqui na AmoAromaterapia separamos pra você o melhor curso de aromaterapia à ...
Leia Mais

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.