Benefícios dos óleos essenciais para os cabelos

Alguns óleos essenciais são conhecidos por doar saúde e beleza aos cabelos, ajudando no crescimento, fortalecendo e encorpando os fios. Podem ser utilizados também por aqueles que sofrem com queda excessiva, caspa, oleosidade excessiva e até no tratamento da calvície. Aqui estão os nossos favoritos para usar no seu cabelo.

cabelo

Óleo essencial de Alecrim

O alecrim é o óleo essencial mais utilizado e que apresenta maiores benefícios quando pensamos na saúde do couro cabeludo e no aspecto dos cabelos. Esse óleo poderoso pode ajudar na psoríase, caspa e outras irritações cutâneas, acalmando e ajudando a curar estas irritações. O Alecrim é ótimo também para pessoas que querem estimular o crescimento do cabelo de forma saudável e natural. Confira abaixo nosso artigo completo sobre o óleo de alecrim.

alecrim

Óleo essencial de Alecrim

Óleo essencial de Alecrim O óleo essencial de Alecrim é originário da Tunísia. Seu nome científico (rosmarinus officinalis) significa “o orvalho que vem do mar”. O óleo essencial de alecrim ...
Leia Mais

Óleos essencial de Manjericão

O manjericão pode ser usado tanto nos fios quanto no couro cabeludo.
Seu uso nos fios promove volume e encorpamento aos cabelos finos e sem vida. As pessoas que sofrem de queda de cabelo podem utilizá-lo no couro cabeludo, trazendo benefícios.

Já foram feitos muitos estudos para analisar como os óleos essenciais podem ajudar no problema de queda do cabelo. O manjericão é um desses óleos que foi analisado e foi comprovado o manjericão pode ser de grande ajuda no crescimento do cabelo e combate à queda. A razão pela qual o manjericão funciona tão bem é porque ele aumenta a circulação no couro cabeludo e cura os folículos danificados para que o cabelo entre mais forte e mais cheio.

Óleos essenciais cítricos – limão/bergamota

O óleo essencial de limão também é outro óleo muito bem indicado para tratamento capilar. O limão limpa muito bem o couro cabeludo, purificando e sendo ótimo no controle da oleosidade, além de ter um cheiro delicioso. Um couro cabeludo limpo e fresco facilita o crescimento capilar e a saúde dos fios.

Bergamota é outro óleo natural poderoso para tratamento capilar.
Seu efeito é parecido com o do limão: tem um cheiro fresco e agradável, traz limpeza ao mesmo tempo que promove o seu crescimento saudável. Funciona bem com a família dos citrinos, a Bergamota é um membro cítrico e pode ajudar a tirar o excesso de óleo que o couro cabeludo produz.

limão



Devido ao alto poder limpante, tenha cuidado com a quantidade de óleo essencial cítrico para não ressecar. Usando a quantidade correta você fica livre do excesso de óleo sem ressecar os fios. Uma maneira prática de utilizar os óleos essenciais cítricos sem o risco de ressecamento é pingar 3 gotas no seu frasco de xampu, agitando em seguida para misturar. Deixe agir alguns minutinhos durante o banho mesmo, enxaguando e condicionando em seguida.
Obs: nunca utilize um óleo essencial cítrico antes da exposição solar.

Óleo essencial de Capim-limão

A caspa é um problema comum para muitas pessoas e ter um couro cabeludo limpo e fresco é uma parte importante na saúde capilar. Estudos comprovam que o uso diário do óleo essencial de capim-limão misturado ao seu xampu e condicionador traz resultados positivos na dimuição da caspa após uma semana de uso.

Saiba outros benefícios do óleo essencial de capim-limão em nosso artigo completo, clicando abaixo:

capim limão lemongrass

Óleo essencial de Capim-limão (lemongrass)

Óleo essencial de Capim-limão | Lemongrass O capim-limão (ou lemongrass) tem um aroma incrível, ele é uma variedade de capim e seu aroma é parecido com limão. Ele é conhecido ...
Leia Mais

Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda possui benefícios comprovados na saúde da pele como um todo, tem efeito curativo e calmante sobre as irritações cutâneas. Seu efeito no couro cabeludo não é diferente, ele possui benefícios anti-inflamatórios, antimicrobianos e antissépticos que ajudam no tratamento da caspa e na produção de óleo excessivo. Nutre e acalma o couro cabeludo.

Saiba mais sobre os benefícios da lavanda na saúde geral do corpo em nosso artigo completo:

lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda O óleo essencial de lavanda é o mais conhecido e consumido em todo o mundo. É um óleo seguro para ser utilizado na sua casa, com ...
Leia Mais

Como utilizar os óleos essenciais para beneficiar a saúde do seu cabelo

Os óleos essenciais não podem ser usados sozinhos no tratamento capilar pois são muito concentrados. A maneira correta de uso é misturar em um veículo carreador como os óleos vegetais (óleos de côco, semente de uva, azeite extravirgem, etc), no xampu, em máscaras ou no tratamento com argila. Também podem ser diluídos em chás, águas florais, hidrolatos ou em água.

Óleo Essencial no Shampoo

Particularmente, é a forma que considero mais prática para uso dos óleos essenciais no couro cabeludo. Escolha um xampu neutro de sua preferência e aplique 3 gotas a cada 100 ml. Você pode misturar tipos diferentes de óleos essenciais para fornecer diferentes propriedades nutritivas de acordo com suas necessidades. Misture bem e armazene em embalagem escura, pois os óleos essenciais são sensíveis à luz, de preferência em uma embalagem de vidro e bem limpa, para melhor conservação das propriedades medicinais. Umedeça o cabelo, aplique o xampu massageando bem o couro cabeludo, dê uma pausa de alguns minutinhos durante o banho e enxague totalmente em seguida.

Óleo Essencial na Máscara

Para esse uso é importante escolher uma máscara apropriada para ser aplicada diretamente no couro cabeludo. Misture uma quantidade de máscara suficiente para seus cabelos à 4 gotas do óleo essencial de sua escolha (ou um blend deles). Aplique após a lavagem, com os cabelos úmidos e deixe agir conforme a indicação do fabricante da máscara. Enxágue totalmente após a pausa.

Massagem Capilar com Óleo Vegetal

Existem óleos vegetais que também contém benefícios para o couro cabeludo e os cabelos, como por exemplo o óleo de côco, o óleo de semente de uva, o azeite de oliva, entre outros. A dica é escolher óleos puros, extravirgens. Pingue 3 gotas do óleo essencial de sua preferência em uma colher de óleo vegetal e massageie no couro cabeludo. Deixe agir por meia hora, lavando normalmente em seguida.

Óleo Essencial na Máscara de Argila

Se você faz uso de máscaras de argila em seu couro cabeludo, pode fazer uso dos benefícios dos óleos essenciais, enriquecendo sua máscara. Basta pingar 3 gotas em sua mistura e utilizar como de costume, lavando e condicionando em seguida.

Conheça nosso curso de aromaterapia online com 65%OFF para aprender sobre os benefícios dos óleos essenciais e utilizar em sua casa e em sua família de forma segura, saiba mais clicando aqui.

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.