Aromaterapia para ansiedade, depressão e insônia

Como já sabemos, a ansiedade e a depressão são os males do século. A pessoa acometida pela depressão não deseja ter contato social, isolando-se e perdendo a alegria de viver. Já o ansioso vive constantemente em estado de alerta, preocupado com tudo ao seu redor e com o futuro de forma intensa, tirando-lhe a paz.  Esses sintomas podem causar um desequilíbrio em nosso estômago, no baço e também no pâncreas, desencadeando dificuldade para dormir (insônia).

A insônia não é um problema isolado, ela traz várias consequências para nossa saúde emocional e física. Problemas como: ganho de peso, dificuldade de concentração e foco, e até depressão estão relacionados à ela.

Como os óleos essenciais agem em nosso emocional

Na natureza, as plantas produzem substâncias de  defesa contra organismos e situações que possam coloca-la em perigo (como insetos, por exemplo). Essas substâncias, quando extraídas das plantas em forma de óleos essenciais são bem aceitas pelo nosso corpo, trazendo benefícios físicos e emocionais.

Ao inalar esses compostos, enviamos as moléculas diretamente para a parte emocional do cérebro (sistema límbico) que é responsável por controlar as emoções e as funções de aprendizado e memória. Por esse motivo a inalação dos óleos essenciais têm resultados positivos para nossa saúde, pois há um caminho direto do nariz (nervo olfativo) ao cérebro.
Detalhe: fique tranquilo, pois nem tudo que você inspira têm efeito farmacológico, estamos nos referindo aqui apenas ao modo que os óleos essenciais agem em nosso corpo.

Quais óleos essenciais são benéficos no tratamento da ansiedade, depressão e insônia

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda  possui linalol, que é um componente comprovado cientificamente com propriedades calmantes e que ajudam no tratamento da insônia.
A lavanda tem efeito relaxante e tranquilizante, possibilitando uma boa noite de sono. Indicado também para pessoas com hiperatividade.
É o óleo essencial mais indicado para pessoas que buscam uma boa noite de sono. Quer saber mais benefícios sobre a lavanda e dicas de como utilizá-la? Leia nosso artigo completo abaixo:

lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda O óleo essencial de lavanda é o mais conhecido e consumido em todo o mundo. É um óleo seguro para ser utilizado na sua casa, com ...
Leia Mais

Óleo essencial de Camomila

A camomila é muito conhecida em forma de chá, trazendo efeito calmante e relaxante, o óleo essencial da camomila também possui esse efeito, de forma mais concentrada que o chá.
Estudos científicos na University of Pennsylvania School of Medicine sobre a camomila indicam que essa planta possui ação antidepressiva e ansiolítica comprovada, reduzindo a irritabilidade, ansiedade e o pensamento acelerado.É importante dizer que o óleo essencial de camomila é seguro para usar, mas pode apresentar um risco baixo de alergias.

Óleo essencial de Gerânio

O óleo essencial de gerânio é conhecido como o óleo do amor-próprio e da autoconfiança, trabalhando questões emocionais ligadas ao medo e à insegurança. Age diretamente no sistema límbico, tendo efeito ansiolítico e antidepressivo. Seu uso contém restrições para algumas pessoas, como grávidas. Veja mais detalhes e sugestões de uso sobre o óleo de gerânio em nosso artigo completo sobre o tema no link abaixo:

geranio

Óleo essencial de Gerânio

Óleo essencial de Gerânio Vamos conhecer mais sobre o óleo essencial de gerânio, um óleo com inúmeros benefícios para a pele, para as emoções (sendo muito valioso para quem sofre ...
Leia Mais

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano é muito utilizado desde a antiguidade para a prática de meditação, pois estimula o foco e a concentração.
Esse óleo tem propriedades relaxantes mas sem o efeito sedativo da lavanda. Tem efeito neuro protetor, sendo muito indicado para quem sofre de ansiedade, depressão, Alzheimer, autismo, entre outros.
Você pode utilizar algumas gotas em um difusor ou colar aromático para usufruir seus benefícios emocionais. Para ler nosso artigo completo sobre o óleo essencial de olíbano, clique aqui.


olibano

Óleo essencial de Olíbano

Óleo essencial de Olíbano O óleo essencial de olíbano possui compostos que se comunicam com nosso sistema límbico (que está relacionado às nossas sensações e emoções), sendo altamente recomendado para ...
Leia Mais

Óleo essencial de Hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta abre as vias respiratórias quando inalado, trazendo sensação de alívio e clareza (muito indicado para tratamendo de distúrbios relacionados às vias aéreas, como asma e bronquite, por exemplo). Nas emoções, é bastante útil no tratamento da depressão, cansaço mental, enxaquecas e tonturas, melhorando a concentração e agilidade mental.

Como utilizar os óleos essenciais no tratamento da ansiedade e depressão

Você pode utilizar os óleos essenciais inalando seu aroma diretamente no frasco, ou fazendo uso de um difusor.
No caso do difusor, coloque algumas gotas do óleo de sua preferência e se mantenha próximo, de forma que possa inalar o vapor e usufruir os benefícios. Você pode conferir mais detalhes de como utilizar um difusor em nosso artigo completo sobre o assunto, clicando aqui ou no link abaixo.

difusor ultrassonico e oleos essenciais

Acessórios na aromaterapia

Acessórios na aromaterapia Na aromaterapia, os acessórios (como difusores e colares aromáticos) são de grande importância para a propagação dos óleos essenciais no ambiente, fazendo ...
Leia Mais

Para insônia, além dos usos que falamos acima, você pode pingar uma gotinha do óleo essencial de lavanda diretamente em seu travesseiro. A lavanda irá te ajudar a ter uma noite de sono tranquila e reparadora.

Falamos aqui sobre os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia para o tratamento da ansiedade e depressão. Lembrando que hábitos de vida saudáveis que incluem alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos também são muito importantes na manutenção da saúde física e mental.

Conheça nosso curso de aromaterapia online com 65%OFF para aprender sobre os benefícios dos óleos essenciais e utilizar em sua casa e em sua família de forma segura, saiba mais clicando aqui.

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. No caso da ansiedade e depressão, procure um psicólogo de sua confiança para diagnóstico e tratamento adequados.
Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.