Os 7 principais óleos essenciais para a ansiedade

A destilação e o uso dos óleos essenciais em benefício da saúde existem há milhares de anos, remonta aos tempos bíblicos, como por exemplo no relato do nascimento de Jesus em que Ele recebe incenso e mirra de presente dos reis magos. Os óleos tem sido usado durante muito tempo em diversas culturas, entre elas a Índia, o sul da Europa, a China e o Egito.

Alguns óleos essenciais eram utilizados no Egito Antigo, onde era aplicado nos mortos durante o processo de embalsamento. Existem registros arqueológicos com mais de 2000 anos de idade que apontam para essa prática. Os óleos essenciais também são predominantes na aromaterapia, promovida por Jean Valnet, cirurgião francês que administrou o uso dos óleos essenciais nos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial, quando os medicamentos eram escassos e a necessidade de cura e cicatrização era grande. A beleza dos óleos essenciais é que são naturais, pois são extraídos das folhas, flores, cascas e raízes das plantas.

óleos essenciais

Melhores óleos essenciais no tratamento da ansiedade

A ansiedade pode ser uma luta constante, por isso é importante ter uma alternativa natural, como a mistura de óleos essenciais. Aqui estão os óleos mais indicados para alívio desse problema:

Óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda é considerado o óleo essencial mais utilizado para controlar os nervos e tem, entre outras coisas, efeitos calmantes e relaxantes. Ele é ótimo para acalmar o sistema nervoso e ajuda a manter a paz interior, o sono, diminuindo a ansiedade, os ataques de pânico, a irritação, tensão nervosa estomacal e tensão nervosa geral, possuindo efeito ansiolítico. Confira nosso artigo completo sobre o óleo essencial de lavanda abaixo:

lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda O óleo essencial de lavanda é o mais conhecido e consumido em todo o mundo. É um óleo seguro para ser utilizado na sua casa, com ...
Leia Mais

Óleo essencial de rosas

Uma das vantagens do óleo essencial de rosas é que ele tem um efeito muito calmante sobre o emocional e é provavelmente o segundo remédio mais popular depois da lavanda para aliviar a ansiedade e a depressão e para ajudar nos ataques de pânico, dor e choque.

Óleo essencial de olíbano

O óleo essencial de olíbano é perfeito para tratamento da depressão e a ansiedade porque proporciona uma energia calmante, propícia para a prática da meditação, trazendo concentração e foco. Na aromaterapia, ajuda a aprofundar a meditação e acalmar a mente. Confira nosso artigo completo sobre o óleo essencial de olíbano:

olibano

Óleo essencial de Olíbano

Óleo essencial de Olíbano O óleo essencial de olíbano possui compostos que se comunicam com nosso sistema límbico (que está relacionado às nossas sensações e emoções), sendo altamente recomendado para ...
Leia Mais

Óleo essencial de ylang ylang

Este óleo essencial popular pode trazer grandes benefícios no tratamento da ansiedade e a depressão com seu efeito calmante e edificante. Ylang Ylang ajuda com alegria, coragem, otimismo e acalma a ansiedade. Ele pode acalmar palpitações cardíacas e palpitações nervosas e é um sedativo moderadamente forte que pode ajudar a curar a insônia.

Tenha cautela ao usar o ylang-ylang, pois pode causar irritação da pele ou sensibilização; evite o uso se tiver problemas de alteração de pressão.

Óleo essencial de bergamota

O óleo essencial de bergamota é freqüentemente usado para tratar a depressão, já que tem um efeito calmante, podendo ajudar a induzir relaxamento e reduzir a ansiedade em insônia.

A bergamota é geralmente segura, mas é fotossensível, o que significa que pode aumentar o risco de queimaduras e erupções cutâneas. É melhor evitá-lo dentro de 12 horas após a exposição ao sol.

Óleo essencial de vetiver

O óleo de Vetiver tem uma energia calmante, terrestre, muitas vezes utilizada em traumas, que ajuda a promover a autoconsciência, a paz e a estabilidade. É um tônico que atua sobre o sistema nervoso, reduzindo o nervosismo e a hipersensibilidade, e é útil em ataques de pânico e choques.

Óleo essencial de camomila

O óleo essencial de camomila possui uma fragrância calmante, promovendo a redução da irritação, do medo e preocupação, aumentando a harmonia interior. Um estudo diagnóstico sobre a ação antidepressiva da camomila, realizado na Universidade da Pensilvânia, Escola de Medicina, mostrou que este óleo essencial “pode ter efeitos antidepressivos clinicamente significativos, além do efeito antidepressivo anteriormente observado”.

Como usar óleos essenciais contra a ansiedade

Os óleos essenciais podem ser usados de três maneiras diferentes: aromaterapia, ingestão ou tratamento tópico.

Aromaterapia

Aromaterapia para ansiedade é bastante popular porque nosso olfato traz fortes reações emocionais. Processamos tantas informações sobre nosso olfato – especialmente na área do cérebro adjacente à região límbica, como lemos em “Freedom from anxiety”: “Holistic approach to emotional well-being” de Marcey Shapiro e Barbara Vivino. É uma área de processamento emocional e de memória.

Quando o cheiro do óleo essencial é inalado, as partículas penetram nas cavidades nasais e estimulam a resposta mental no sistema límbico do cérebro. Estes estimulantes regulam o estresse ou reações calmantes como freqüência cardíaca, padrões respiratórios, produção hormonal e pressão sanguínea. Aromaterapia pode ser obtida usando-os na banheira, como inalação direta, vapor quente, evaporador ou umidificador, ventilador, desaerador, perfume, colônia ou – um dos meus preferidos – através de difusores de aromaterapia. Confira nosso artigo completo sobre difusores abaixo:

difusor ultrassonico e oleos essenciais

Acessórios na aromaterapia

Acessórios na aromaterapia Na aromaterapia, os acessórios (como difusores e colares aromáticos) são de grande importância para a propagação dos óleos essenciais no ambiente, fazendo ...
Leia Mais

Aplicação oral dos óleos essenciais

Muitos óleos essenciais podem ser absorvidos pela boca, mas é importante garantir que os óleos utilizados sejam seguros e limpos. Muitos óleos comercialmente disponíveis podem ser diluídos ou misturados com substâncias sintéticas que não são seguras para o consumo.

Uma maneira eficaz de consumi-los é colocar uma gota de óleo em um copo de água ou uma colher de mel. Uma ou duas gotas podem ser simplesmente colocadas sob a língua. Isto é benéfico porque os capilares estão tão próximos da superfície dos tecidos sob a língua que permitem que eles cheguem mais rapidamente ao fluxo de sangue e se movam para diferentes partes do corpo onde são necessários.

Outras aplicações orais incluem cápsulas, adicionar uma ou duas gotas a uma bebida favorita, fazer chá e cozinhar.

Importante: qualquer aplicação dos óleos essenciais requer acompanhamento profissional, já que esses produtos são concentrados, podendo acarretar alergias, irritações, entre outros. Sobretudo a ingestão, precisa ser feita com ainda mais cuidado, de acordo com seu médico ou aromaterapeuta de confiança, nunca fazendo por conta própria.

Aplicação tópica

Muitas pessoas preferem o uso local de óleos essenciais. Aplicação local é o processo pelo qual o óleo essencial é aplicado na pele, cabelos, lábios, dentes, unhas ou membranas mucosas do corpo. Quando os óleos tocam a pele, eles penetram rapidamente.

Para sua eficácia, é importante diluí-los e misturá-los com óleo de apoio como amêndoas doces, jojoba, azeite, abacate ou óleo de coco. A mistura pode ser aplicada diretamente na área afetada, nas solas dos pés, nas bordas das orelhas, com cataplasmas, em um banho ou com uma massagem.

massagem

Receita de óleos essenciais contra a ansiedade

Massagem relaxante

Ingredientes:
– 3 gotas de óleo de lavanda puro
– 1 colher de chá de óleo de côco ou amêndoas

Instruções:
Misture o óleo essencial de lavanda com o óleo de côco ou amêndoas em sua mão e esfregue o pescoço para aliviar naturalmente a ansiedade. Você também pode esfregar a sola de seus pés. É ótimo antes de dormir, melhorando o sono.

Sabonete de lavanda caseiro

Essa receita de sabonete de lavanda caseiro é ótima para proporcionar um banho muito relaxante, além de deixar a pele nutrida e hidratada, já que a lavanda também é extremamente benéfica para a pele.

Tempo de preparo: 30 minutos

Materiais:
– 20-30 gotas de óleo essencial de lavanda
– base de sabão glicerinado
– 3 gotas de vitamina E
– moldes de sobonete

Modo de preparo:
1- Coloque a base de sabão glicerinado na tigela de vidro e coloque a tigela na panela com água, aqueça em fogo médio e mexa até a base derreter completamente.
2- Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, adicione a vitamina E e a lavanda. Misture bem e transfira para o molde.
3- Deixe a mistura esfriar completamente antes de tirar a barra do molde. Mantenha em temperatura ambiente.

Conheça nosso curso de aromaterapia online com 65%OFF para aprender sobre os benefícios dos óleos essenciais e utilizar em sua casa e em sua família de forma segura, saiba mais clicando aqui.

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.