Aromaterapia para iniciantes: o que você precisa saber para começar a usar.

A aromaterapia é um tipo de medicina alternativa em que são utilizados os óleos essenciais destilados à vapor de flores, árvores e plantas. É uma espécie de tratamento herbal. Estudos mostram que a prática da aromaterapia pode ajudar a diminuir um grande número de doenças e enfermidades, promover o conforto e o bem-estar e até mesmo ser utilizada para fins estéticos, trazendo benefícios para a pele e o cabelo.

óleos essenciais

Na prática da aromaterapia, existe uma variedade enorme de óleos essenciais que podem ser utilizados. Cada um dos óleos tem as suas próprias propriedades curativas, o que tem diferentes pontos positivos na aromaterapia.

Dores, dores, lesões e mesmo doenças graves são eficazes para serem tratadas com aromaterapia. Considera-se que essa terapia alternativa não apresenta os efeitos colaterais e sintomas inconvenientes que muitas vezes estão ligados a métodos mais convencionais de cura.

O que a Aromaterapia pode fazer por você

Aromaterapia pode ser incrivelmente útil. É uma ótima escolha para as pessoas que procuram uma cura mais natural.
É importante ressaltar que como qualquer outro tratamento, o acompanhamento profissional é necessário, pois os óleos essenciais são concentrados e alguns podem apresentar contra-indicações.

Aqui no portal AmoAromaterapia oferecemos um curso de aromaterapia online sobre como utilizar os óleos essenciais de maneira segura em sua casa, usufruindo os benefícios que os óleos tem a oferecer para a saúde e bem-estar da sua família! Confira no link abaixo – aproveite o desconto!

curso aromaterapia fabi correa


A Aromaterapia tem muitos benefícios no efeito terapêutico. Ela apresenta efeitos positivos no tratamento da acne, pele e lábios ressecados, picadas de insetos, dores de garganta, pé de atleta, bronquite e dores de cabeça. Além disso, este tipo de tratamento holístico à base de plantas está em estudo para tratar doentes com doença de Alzheimer*.

Como começar a usar a Aromaterapia

Há alguns passos que deve dar se estiver interessado em incorporar a aromaterapia em seu dia-a-dia. O primeiro é ficar mais bem informado sobre a aromaterapia em comum. Os óleos essenciais e as plantas aromáticas eram fundamentalmente utilizados desde os tempos bíblicos, já que a história desta aplicação remonta a milhares de anos atrás, como por exemplo o óleo essencial de olíbano (leia o artigo completo no link abaixo).

olibano

Óleo essencial de Olíbano

Óleo essencial de Olíbano O óleo essencial de olíbano possui compostos que se comunicam com nosso sistema límbico (que está relacionado às nossas sensações e emoções), sendo altamente recomendado para ...
Leia Mais

O passo seguinte é compreender as diferentes formas em que esta terapia pode ser implementada, vamos conferir:

Massagens

Utiliza óleos essenciais para relaxar e acalmar o paciente como o seu tipo de massagem incrivelmente único. Apesar disso, existem mensagens que são transmitidas ao seu sistema límbico e como resultado isso afeta o seu ritmo cardíaco, nível de stress e pressão sanguínea quando inala esses óleos.

massagem

As pessoas que fazem massagens de aromaterapia dizem que se sentem muito mais relaxadas e aliviadas. Normalmente, para além de as fazer sentir melhor, a aromaterapia também ajuda a parte da massagem propriamente dita a ser mais eficiente. Tratar lesões esportivas que muitas vezes podem ser bastante graves não só fisicamente mas também mentalmente será o mais benéfico quando se aplica aromaterapia.

Inalação

Os óleos essenciais são diferentes das essências comuns vendidas no supermercado, pois carregam moléculas que atuam diretamente no sistema límbico (responsável por nossas emoções) no cérebro. Essa ação se dá através do nervo olfativo, assim que inalamos esses óleos.

Para essa ação, você pode inalar o óleo essencial diretamente no frasco ou utilizar um acessório, como os difusores ou colares aromáticos. Confira o artigo completo sobre acessórios:

difusor ultrassonico e oleos essenciais

Acessórios na aromaterapia

Acessórios na aromaterapia Na aromaterapia, os acessórios (como difusores e colares aromáticos) são de grande importância para a propagação dos óleos essenciais no ambiente, fazendo ...
Leia Mais


* Fonte: Phytoterapica

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.