Os 6 principais óleos essenciais para a tosse

tosse

Juntamente com o resfriado, gripe e outras doenças respiratórias, costuma haver uma tosse que lhe mantém acordado à noite e limita a sua capacidade de respirar com facilidade. Embora muitas pessoas sofram disso todos os anos, muitos não sabem que existem remédios naturais que são realmente eficazes. Existem vários óleos essenciais para a tosse que têm propriedades antiespasmódicas, expectorantes, antivirais e antibacterianas. 

Muitas pessoas procuram um remédio eficaz para a sua tosse, já que muitas vezes os tratamentos convencionais carregam consigo contra-indicações ou simplesmente não surtem efeito contra a tosse. Experimente estes óleos essenciais que funcionam para tratar a causa do problema enquanto tiram a muco, relaxam os músculos e ajudam a reduzir a intensidade da tosse.

Os 6 principais óleos essenciais para a tosse

Esses óleos essenciais para a tosse são eficazes de duas maneiras: ajudam a abordar a causa da tosse, matando as toxinas, vírus ou as bactérias que causam o problema, e trabalham para aliviar a tosse afrouxando a muco, relaxando os músculos respiratórios e permitindo que entre mais oxigênio nos pulmões. Você pode utilizar esses óleos separadamente ou fazer um blend (mistura).

Óleo essencial de eucalipto

O eucalipto é um excelente óleo essencial para a tosse, ajuda purificar o corpo de microrganismos e toxinas que causam doenças. Também dilata os vasos sanguíneos e permite que entre mais oxigênio nos pulmões, o que pode ser útil quando você tem uma tosse constante e se tem dificuldade para respirar. Além disso, o principal componente do óleo de eucalipto, o cinol, tem efeitos antimicrobianos contra muitas bactérias, vírus e fungos.

óleo essencial de eucalipto

A melhor maneira de usar o óleo de eucalipto, como o óleo essencial para a tosse é pingar algumas gotas em seu difusor, especialmente antes de dormir. O eucalipto também pode ser aplicado topicamente na peito e o pescoço para reduzir a gravidade da tosse, mas apenas deve ser utilizada uma quantidade muito pequena, começando com 1 ou 2 gotas, diluindo em óleo carreador (óleo de amêndoas, ou azeite, por exemplo). Tenha em conta que o eucalipto não deve ser utilizado de forma tópica em crianças menores de 2 anos. Quando o use em crianças, faça primeiro um teste de contato para certificar-se de que não ocorra reações cutâneas adversas.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um óleo essencial de primeira qualidade para o congestionamento dos seios nasais e a tosse, pois ele tem propriedades antibacterianas e antivirais, além de conter mentol. O mentol tem um efeito refrescante no corpo e também pode melhorar o fluxo de ar nasal quando está congestionado, desbloqueando os seios nasais. O mentol também é capaz de acalmar a garganta irritada que faz com que a tosse for mais seca. Também se sabe que tem efeitos supressores da tosse e anti-espasmódicos.

hortelã pimenta

As pesquisas em adultos saudáveis mostram que o óleo de hortelã-pimenta aumenta a ventilação nos brônquios, por isso muitas vezes é usado por atletas para melhorar o desempenho no exercício. São essas propriedades que permitem que o óleo de hortelã-pimenta reduza a gravidade da tosse e aumente a frequência e a capacidade respiratória.

A melhor maneira de aproveitar os inúmeros benefícios do óleo de hortelã-pimenta para a tosse e as infecções respiratórias é utilizar algumas gotas em seu difusor, inalar diretamente do frasco ou aplicar 2 ou 3 gotas tópicas no peito, o pescoço e as têmporas. Quando utilizar de forma tópica, o óleo de hortelã pode ser aplicado sozinho ou combinado com óleo de coco e óleo de eucalipto para criar um efeito de fricção com vapor. Lembre-se que um pouco é o suficiente, então comece com poucas gotas quando usar hortelã em sua pele. Além disso, não aproxime muito perto dos olhos, já que pode causar irritação. Não use óleo de hortelã-pimenta na pele de crianças menores de 2 anos.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim tem um efeito relaxante nos músculos lisos da traqueia, o que ajuda a aliviar a tosse. Semelhantemente ao óleo de eucalipto, o alecrim contém cinol, que tem demonstrado reduzir a frequência de ataques de tosse em pacientes com asma e sinusite. O alecrim também tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o que funciona como um reforço do sistema imunológico natural. Abaixo, nosso artigo completo sobre o óleo essencial de alecrim:

alecrim

Óleo essencial de Alecrim

Óleo essencial de Alecrim O óleo essencial de Alecrim é originário da Tunísia. Seu nome científico (rosmarinus officinalis) significa “o orvalho que vem do mar”. O óleo essencial de alecrim ...
Leia Mais

Um estudo de 2011 publicado no Evidence Based Complimentary and Alternative Medicine descobriu que um spray que contém óleos essenciais de eucalipto, hortelã-pimenta, orégano e alecrim poderia melhorar os sintomas de distúrbios das vias aéreas superiores entre os 26 participantes do grupo de tratamento. Ao inalar estes óleos cinco vezes ao dia durante três dias, os pesquisadores indicaram que os participantes relataram uma maior melhora dos sintomas como tosse, dor de garganta e rouquidão. 

Para usar este óleo essencial para a tosse, espalhe umas 5 gotas ou misture 2 gotas com meia colher de chá de óleo de coco e massageie a região do peito. O alecrim não deve ser utilizado em crianças menores de 4 anos e não é seguro para mulheres grávidas.

Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é conhecido por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e apoiar a drenagem linfática, o que pode ajudar a superar rapidamente a tosse e os resfriados. Tem propriedades antibacterianas, anti-oxidantes e anti-inflamatórias, o que o torna uma excelente ferramenta para apoiar a imunidade e combater as doenças respiratórias. O óleo essencial de limão também apresenta benefícios para o seu sistema linfático, reduzindo inchaço dos gânglios linfáticos e melhorando o fluxo sanguíneo.

limão

Há algumas formas de usar o óleo essencial de limão para aliviar a tosse. Você pode utilizar algumas gotas em seu difusor, em casa ou no trabalho, e até mesmo misturá-lo com óleo de eucalipto. Também pode combinar umas 2 gotas de óleo de limão com meia colher de chá de óleo de côco, esfregando a mistura no pescoço para ajudar a drenar o sistema linfático.

O óleo essencial de limão é excelente para eliminar toxinas ou bactérias da sua casa. Adicione cerca de 20 gotas desse óleo em um borrifador cheio de água e um pouco de vinagre branco. Use esta combinação para limpar as superfícies de sua casa, principalmente a cozinha e o banheiro.

Óleo essencial de melaleuca (tea tree)

Um dos benefícios mais procurados do óleo essencial de melaleuca é a sua poderosa propriedade antimicrobiana, o que lhe dá a capacidade de matar as bactérias ruins que causam doenças respiratórias. A melaleuca também demonstrou ter atividade antiviral, o que o torna uma ferramenta útil para combater a causa da tosse e funciona como um desinfetante natural. Além disso, o tea tree é anti-séptico e tem um aroma revigorante que ajuda a eliminar o congestionamento e aliviar a tosse e outros sintomas respiratórios.

melaleuca tea tree

Óleo essencial de melaleuca

Óleo essencial de melaleuca Vamos conhecer umpouco mais sobre o óleo essencial de melaleuca, também conhecido como tea tree. Veremos sobre seus benefícios e usos, e como você deve começar ...
Leia Mais

Para usar a melaleuca, use algumas gotas em seu difusor, inale diretamente do frasco, ou dilua 1-2 gotas com meia colher de chá de óleo de coco, esfregando no peito e o pescoço. O óleo essencial de melaleuca não é de uso interno e não deve ser utilizado durante a gravidez.

Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano possui duas substâncias chamadas timol e carvacrol, ambos possuem poderosas propriedades antifúngicas e anti-bacterianas. As pesquisas sugerem que, devido às suas atividades antibacterianas, o óleo de orégano pode ser utilizado como uma alternativa natural aos antibióticos normalmente usado para tratar as doenças respiratórias. O óleo de o orégano também apresenta atividade antiviral, e dado que muitas doenças respiratórias são, na realidade, causadas por um vírus e não por uma bactéria, isso pode ser especialmente útil para aliviar as condições de tosse.

Para usar o óleo de orégano para a tosse, utilize algumas gotas em seu difusor. Você também pode combinar de 2 a 4 gotas de orégano com partes iguais de óleo veicular (como o óleo de côco) e aplicá-lo no peito, nas costas ou no pescoço, ou plantas dos pés. Não utilize durante a gravidez.

Precauções

É importante que os óleos essenciais para a tosse sejam 100% puros, naturais e de marcas confiáveis, especialmente se são usadas internamente. Também deve preocupar-se com a segurança dos óleos essenciais, especialmente se estiver grávida, cuidando de um bebê ou planejando o uso dos óleos internamente.

Destes 6 óleos essenciais para a tosse, o eucalipto, o alecrim, o orégano e a melaleuca não devem ser utilizados durante a gravidez. Faça sempre teste de contato antes de aplicar topicamente. Consulte seu médico sobre o uso em crianças ou em caso de maiores dúvidas.

Conheça nosso curso de aromaterapia online com 65%OFF para aprender sobre os benefícios dos óleos essenciais e utilizar em sua casa e em sua família de forma segura, saiba mais clicando aqui.

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.